Bob Dylan aceita o Nobel de Literatura

Finalmente, o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan aceitou o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Depois de 15 dias de mistério, em que a mesma Academia que concede os prêmios disse que era impossível comunicar-se com Dylan, o cantor entrou em contato com a organização, para lhe dizer que tinha ficado sem palavras perante o reconhecimento.

A Academia Sueca, a encarregada de fazer o anúncio, disse que reconheceu a estrela do rock de 75 anos, por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americano”. La fundación había señalado que desconocía si el cantante asistirá a la entrega de premios en diciembre.

Receberá o prêmio em pessoa

No entanto, Dylan disse a um jornal do Reino Unido, que tinha a intenção de receber o prêmio em pessoa “se é possível”. O prêmio foi anunciado, ela o dia 13 de outubro, mas a falta de reconhecimento de Dylan, até esta sexta-feira, elevou as sobrancelhas.

Na semana passada, um membro da Academia Sueca, descreveu o silêncio do músico como “rude e arrogante”. Mas a sexta-feira, a Fundação Nobel disse que Dylan havia chamado Sara Danius, secretário permanente da Academia Sueca, dizendo-lhe: “A notícia sobre o Prêmio Nobel deixou-me sem palavras. Agradeço a honra tanto.” “Se eu aceito o prêmio? Claro!”, disse o músico premiado.

O cantor e compositor norte-americano Bob Dylan ganhou nesta quinta-feira o prêmio Nobel de Literatura de 2016. Trata-Se do primeiro músico a ser distinguido na categoria. Desde 7 de junho de 1988 Dylan foi ligado uma turnê com outra, é por isso que ele mesmo batizou sua actividade das últimas três décadas como o “Never Ending Tour” (turnê sem fim).

Sara Danius, secretário permanente da Academia Sueca, disse a Dylan que “durante 54 anos, tem estado inventados a si mesmo”. De “Blonde on Blonde”, seu sétimo disco de estúdio, Danius disse que é “um extraordinário exemplo de sua brilhante forma de rimar, de juntar provérbios, de sua brilhante forma de pensar”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *